Política de Garantia e Instruções de Montagem

Os pneus comercializados pelo Grupo Autoamerica/PneuNet possuem garantia total pelo prazo de cinco anos contra vícios ou defeitos de fabricação, ocultos ou aparentes, a contar da data de aquisição, conforme consta na nota fiscal de compra. Sendo 90 dias de garantia legal e 4 anos e 9 meses de garantia contratual adicional. Desde que tenha sido montado conforme recomendado abaixo, em sua banda de rodagem esteja original e com profundidade mínima de 1,6 milímetro nos sulcos da banda de rodagem (conforme o indicador de segurança TWI – Tread Wear Indicator, medida está determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito) e que não seja comprovado o uso em competições. E desde que devidamente constatado pelos técnicos do Grupo Autoamerica.

1. Situações que Cancelam a Garantia
A garantia será automaticamente cancelada se forem constatadas as seguintes condições:

1.1. Uso com excesso ou falta de pressão no pneu.
1.2. Danos físicos como bolhas, furos, cortes, ou rupturas causadas por impactos (buracos, pedras, guias, lombadas etc.).
1.3. Colisões que envolvam suspensão ou carroceria.
1.4. Utilização em competições ou montagem em rodas inadequadas.
1.5. Rodagem com pneus murchos por vazamento ou perfuração.
1.6. Desgaste irregular decorrente de defeitos na suspensão, desalinhamento ou falta de manutenção do veículo.
1.7. Excesso de peso ou velocidade além dos limites recomendados pelo fabricante do veículo.
1.8. Contaminação química com óleos, graxas, solventes ou derivados de petróleo.
1.9. Realização de consertos inadequados nos pneus.
1.10. Montagem ou desmontagem errônea.
1.11. Danos causados por frenagens bruscas, patinagens ou arrancadas agressivas.
1.12. Alteração, raspagem ou ilegibilidade do número de série DOT.
1.13. Qualquer dano que não seja proveniente de defeito de fabricação.
1.14. Pneus não adquiridos através do site oficial: www.pneunet.com.br.

2. Procedimento para acionar a garantia:
Deverá o consumidor entra em contato com o nosso Tele-Atendimento e enviar pelos canais oficiais evidência digital (fotos ou vídeos) do(s) pneu(s) que supõe apresentar vício ou defeito de fabricação, acompanhado do original da respectiva nota fiscal de compra e do presente termo de garantia e entrega, dentro do prazo de 90 dias do recebimento do produto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

3. Critérios para reposição do pneu:
3.1. Se o percentual de borracha analisado dos pneus for igual ou superior a 80%: consumidor terá direito a substituição integral do produto.

3.2. Se o percentual de borracha analisado for igual ou inferior a 79% (limitando‐se em 1,6mm de profundidade de sulco da banda de rodagem): consumidor terá direito ao crédito proporcional da garantia, utilizando‐o para aquisição de um novo pneu, pagando apenas a diferença.

PRESCRIÇÕES DE USO E INFORMAÇÕES PARA A CORRETA APLICAÇÃO DOS PNEUS:

1. Escolha do pneu correto
Utilize pneus compatíveis com o modelo e propósito de seu veículo, conforme recomendações do fabricante.

A escolha correta é fundamental para garantir segurança, desempenho e preservar os componentes mecânicos do veículo.

2. Manuseio e montagem dos pneus
2.1. Utilize apenas ferramentas adequadas e luvas de proteção durante a montagem e desmontagem.
2.2. Aros devem estar limpos, livres de ferrugem ou corrosão, e ser compatíveis com o pneu.
2.3. Pneus que exigem câmara de ar devem ser montados com a câmara e protetores novos.
2.4. Pneus sem câmara devem ser montados com válvulas novas.
2.5. Nunca misture pneus de marcas, tipos ou medidas diferentes no mesmo eixo, para preservar a estabilidade do veículo.

3. Calibragem dos pneus
3.1. Sempre siga as recomendações de calibragem do fabricante do veículo.
3.2. Nunca ajuste a pressão com os pneus quentes, pois o aquecimento altera a pressão interna.
3.3. Realize a inspeção e ajuste da pressão regularmente, preferencialmente toda semana, inclusive do pneu estepe.
3.4. Mantenha as válvulas de ar limpas e sempre tampadas para evitar vazamentos.

4. Balanceamento de rodas
4.1. A falta de balanceamento pode causar:
• Vibrações no volante e na carroceria.
• Desconforto na direção.
•Perda de estabilidade e tração.
• Desgaste irregular e precoce dos pneus.

4.2. Quando realizar o balanceamento:
• Sempre que houver troca de pneus e/ou rodas, ou durante o rodízio (recomendado a cada 10.000km).
• Se ocorrer vibração no volante ou no veículo.
• Após impactos fortes, como em buracos ou obstáculos, principalmente se houver empenamento da roda.
• Após qualquer reparo no pneu ou na câmara de ar.

5. Alinhamento de direção
O alinhamento ajusta os ângulos das rodas, mantendo-as retas e paralelas, melhorando a dirigibilidade, evitando desgaste irregular dos pneus e contribuindo para economia de combustível. Deve ser feito:

5.1. Ao trocar pneus, rodas ou realizar rodízio (ou preventivamente a cada 10.000 km);
5.2. Ao notar instabilidade na direção ou volante desalinhado;
5.3. Após substituir peças da suspensão ou direção;
5.4. Após impactos com buracos ou obstáculos;
5.5. Ao observar desgaste irregular ou ruídos nos pneus.

6. Excesso de peso
Atenção ao que você leva no bagageiro, carregar peso excessivo prejudica os eixos do veículo, aumenta a temperatura dos pneus, torna a direção pesada, reduz a estabilidade em curvas e eleva o consumo de combustível.

7. Rodízio de pneus
O rodízio de pneus tem como objetivo uniformizar o desgaste e prolongar a vida útil dos pneus. Recomenda-se realizá-lo a cada 10.000 km, mesmo que não haja sinais aparentes de desgaste, ou conforme a orientação do fabricante do veículo. Para pneus de uso misto ou com banda de rodagem unidirecional (com indicação do sentido de rotação), recomenda-se que o rodízio seja feito a cada 5.000 km.

8. Recomendações gerais para preservação dos pneus
• Evitar impactos em buracos e obstáculos.
• Não arrancar ou frear bruscamente, principalmente com os pneus aquecidos.
• Evitar subir ou encostar no meio-fio (guia).
• Não estacionar sobre óleo, solventes, combustíveis ou derivados de petróleo.
• Dirigir com velocidade e carga compatíveis com o tipo de estrada e pneu.
• Manter os pneus livres de avarias e desgastes irregulares.
• Remover pedras e objetos presos nos sulcos da banda de rodagem para evitar danos.

INSTRUÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA MONTAGEM DOS PNEUS

  1. Verifique se o local escolhido possui a estrutura adequada, equipamentos específicos e as ferramentas corretas para uma montagem precisa. É crucial que os equipamentos, como balanceadora e alinhador, estejam devidamente calibrados e dentro do prazo de validade, evitando interferências que possam resultar em oscilações ou desalinhamento futuro dos pneus.

  2. Dê atenção especial às condições das rodas, garantindo que não apresentem anomalias que possam prejudicar os pneus. Certifique-se de que não estejam danificadas ou desalinhadas, o que poderia dificultar o balanceamento e causar problemas futuros.

  3. Durante a montagem, é fundamental que o profissional utilize lubrificantes apropriados nos talões, garantindo um encaixe perfeito entre pneu e roda, sem causar danos.

4. Posicionamento correto:

Observe as inscrições nas laterais dos pneus: “Outside” deve ficar para fora do veículo e “Inside” para o lado interno.

Pneus unidirecionais têm uma seta acompanhada da palavra "Rotation", indicando o sentido correto de rotação. Respeite essa indicação para garantir o desempenho ideal.

5. Marcações de balanceamento:

Pneus podem ter marcações coloridas (vermelhas ou amarelas) nas laterais indicando o ponto mais leve.

Essas marcações devem ser alinhadas com a posição da válvula da roda para garantir um balanceamento mais eficiente.

6. Importância da montagem correta:

A montagem deve ser feita de forma precisa e seguindo todas essas recomendações, assegurando maior durabilidade, segurança e desempenho dos pneus.

Além disso, o correto procedimento de montagem é essencial para garantir a validade da garantia contra defeitos de fabricação.

Montar os pneus seguindo rigorosamente essas recomendações é essencial para a segurança, o desempenho do veículo e para assegurar a manutenção da garantia de fábrica.